Acompanhe as nossas

Notícias

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO CARVOEIRO-VOUGA

- DIA 09-01-2014 VISITA DOS SEUS REPRESENTANTES

AO SISTEMA REGIONAL DO CARVOEIRO

31 de Janeiro de 2014

O Sistema Regional do Carvoeiro (SRC), tem por objeto o abastecimento de água em alta a 6 concelhos do Baixo Vouga- Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa- designadamente a captação, tratamento e adução até aos centros de distribuição e armazenamento principal. Abastece ainda Válega do concelho de Ovar com 11 l/s .

O SRC é um projeto constituído por um conjunto de órgãos de captação, tratamento, transporte e armazenamento de água desde a sua origem, localizada em poços abertos nos aluviões do rio Vouga perto da povoação do Carvoeiro no concelho de Águeda, até aos concelhos associados.
Irá abastecer no ano horizonte (20 anos) cerca de 200 000 habitantes residentes + 70 000 flutuantes, com um consumo médio diário de 30396 m3/dia.
O SRC é fundamentalmente constituído por duas partes: a primeira integra a parte elevatória do sistema e vai desde os poços de captação até um grande reservatório (RPA) de 7 500 m3 localizado em Albergaria-a-Velha; a segunda parte é gravítica e nela se incluem os órgãos localizados para jusante do RPA.
Ao todo fazem parte do sistema 15 reservatórios, uma estação de tratamento, 3 estações elevatórias, 16 500 metros de condutas elevatórias e 84 800 metros de condutas gravíticas. A população a servir em cada mancha populacional, condiciona naturalmente o dimensionamento de condutas e reservatórios.
 Assim, verifica-se que os diâmetros das condutas vão desde 700 mm até 80 mm, enquanto a capacidade dos reservatórios varia desde 2 200 m3 até 200 m3, para além do RPA o qual, conforme já se referiu, pode armazenar 7 500 m3.  
 
Imagem do sistema existente

 

 
Fotos da visita do dia 09-01-2014
O site Norte-americano Best Education Degrees, especializado em analisar escolas e cursos, classificou duas das escolas Portuguesas como as mais bonitas do Mundo. As duas escolas foram intervencionadas pelo Parque Escolar entre 2010 e 2012. A escola Portuguesa que ficou melhor classificada foi a E...
O Sistema Regional do Carvoeiro (SRC), tem por objeto o abastecimento de água em alta a 6 concelhos do Baixo Vouga- Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa- designadamente a captação, tratamento e adução até aos centros de distribuição e armazenamento principal. Abastece aind...
A EFS está a realizar a prestação de serviços de fiscalização da Empreitada de Construção do Novo Aterro Sanitário do Sistema Multimunicipal do Sul do Douro – Aterro do Gestal. O âmbito desta empreitada compreende a execução do Novo Aterro Sanitário do Gestal e respectiva via de acesso dedi...
  A empresa E.F.S – Engenharia, Fiscalização e Serviços, Lda. foi distinguida com o galardão de PME Excelência 2013. Este premeia as empresas com o melhor desempenho económico-financeiro e de gestão e que conseguem manter-se competitivas num contexto económico exigente, com crescimento e cons...